Grafico Dinâmico e Tabela Dinâmica Atualizado com MACRO VBA

Grafico Dinâmico e Tabela Dinâmica Atualizado com MACRO VBA Como criar uma macro para atualizar um gráfico dinâmico de forma automática é o que você vai aprender no vídeo de hoje na aula retrasada criamos uma macro que faz a função de um controle segmentação.

Grafico Dinâmico e Tabela Dinâmica Atualizado com MACRO VBA

De dados Então vamos entender aqui ela ó eu tenho esse gráfico onde eu tô visualizando os dados do mês de janeiro então ao mudar por exemplo ó para março eu clico nesse botão e a macro Ela traz.

Todos os dados do mês de março e expande para que eu possa ver individualmente por dia só que repare ó eu tenho que mudar o texto e depois clicar no botão como é que eu faço para que ao mudar o.

Texto já dispare uma macro você sabe como fazer isso então é o que vamos aprender a partir agora o que que eu faço ó Observe que eu.

Vou clicar com o botão direito aqui nessas aba e vou na opção exibir código aqui eu estou no módulo da planilha Observe que eu vou aqui selecionar o objeto worksheet que é a.

Planilha e ele me trouxe aqui o evento select Change basicamente O que é que essa esse evento faz quando eu mudar a informação de uma célula e ao sair dela dispara o evento não é mais ou menos.

Isso que eu quero eu quero que ao mudar já o texto na célula já dispare o evento Então vamos trabalhar com outro evento Então para mudar de evento eu venho aqui a minha direita e aqui tem os eventos do.

Objeto ó e tá aqui ele Ó o evento Change então aqui o que que a gente vai fazer ó antes de eu te passar o código pronto vou fazer juntamente com você é bom a gente entender o que é que o.

Código vai fazer então vamos entender aqui ó eu vou utilizar aqui um McG Box o McG Box ele emite uma mensagem o que que eu vou fazer aqui ó Observe ó eu vou passar o.

Target ponto address melhor do que eu te explicar e mostrar o que que isso aqui vai fazer ó Então vamos acompanhar aqui ó Observe ó eu vou clicar sobre essa.

Célula e eu vou mudar aqui o texto ó para Janeiro repare ó o que é que o código fez para mim ó Ele me mostrou o endereço da célula ou seja ele está na célula I2 aqui tem um cifrão antes e.

Depois mas ele me mostra aqui ó I2 ao eu ir em outra célula qualquer ó eu vou escrever qualquer coisa eu tenho que escrever alguma coisa dentro da célula e vamos ver o que acontece ó.

VEJA MAIS AQUI:

    Repara ó ele já me mostra aqui o o

    Endereço da célula H4 então H4 se repararmos ó é a célula a qual eu digitei o valor então dessa forma a gente vai fazer aqui um.

    Cruzamento de informações só para que você entenda eu vou utilizar aqui um comando chamado intersect aonde eu posso cruzar informações Então a gente vai comparar esse texto com o endereço dessa.

    Célula se essa informações baterem ou seja se coincidirem aí ele vai fazer o quê vai atualizar o nosso gráfico de forma dinâmica por que isso coletos você a concordar comigo que eu posso est.

    Fazendo outras ações na minha planilha e eu não vou querer que esse gráfico fique se atualizando a cada célula que eu esteja alterando informações eu só vou querer que o gráfico atualize quando eu.

    Realmente eh fazer alguma coisa nessa célula pode ser que eu mude de mês pode ser que eu retorne para o mês que estava mas aí vai disparar macro mas só vai disparar macro.

    Quando eu fizer alguma coisa nessa célula aqui específica na célula I2 entendeu a lógica então se você entendeu e pegar aqui o que eu estou querendo te ensinar você vai aplicar para qualquer.

    Projeto que você esteja desenvolvendo sim pois é pois é pois é pois é pois é então vamos lá ó o que é que eu vou fazer aqui ó já entendemos tudo como é que a macro tem.

    Que funcionar agora vamos programá-la Então vamos lá eu vou declarar aqui uma uma macro para isso eu utilizo o dinin Deixa eu só maximizar aqui a minha chada do.

    Vbe e vamos chamar ela ah de célula mês Esse é o nome que eu tô dando a minha variável eu vou classificar el do tipo Range ó ou seja do tipo.

    Intervalo que que eu faço agora ó eu vou

    Estar setando a minha variável célula mês igual ao endereço dessa célula aqui ó se repararmos esse texto tá na célula I2 então basta eu fazer assim ó Ranger.

    Entre aspas duplas informal a célula e fecho aqui com o parêntese somente isso ó Então agora eu já tenho um critério eu vou precisar do segundo critério para que a gente possa fazer cruzamento de.

    Formações Você tá entendendo não agora vamos utilizar uma estrutura if aonde eu vou criar uma condição nada mais é do que eu ser lá do.

    Excel como eu disse eu só quero disparar ação se for nessa célula específica então por isso eu preciso de um c de um if e o que que eu vou fazer aqui ó eu vou passar aqui o application Lembrando.

    Que esse application é o Excel então application ponto e aqui eu vou passar o comando chamado intersect então o intersect ó vou abrir aqui o parêntese e ele vai me passar.

    Aqui os argumentos nada mais é do que ele tá pedindo aqui ó ag do tipo Ranger do tipo Range assim sucessivamente Ou seja eu posso passar mais de um argumento e ele vai fazer um.

    Cruzamento então o que que eu vou passar aqui para el cruzar de informações eu nossa célula MS vírgula e o meu próximo argumento vai ser o seguinte ó eu vou passar aqui o.

    Ranger R como vimos é um intervalo pode ser de uma célula pode ser de mais de uma célula e agora eu vou passar o nosso target como vimos na introdução do vídeo o t pega o endereçamento o target quer.

    Dizer alvo e o address quer dizer endereamento ou seja eu vou pegar o endereamento do Meu Alvo ponto Fecha aqui com o parêntese fecha o parêntese do nosso.

    Intersect para que o código não fique tão longo eu vou fazer uma quebra de comando vou dar um espaçamento um underline e um enter Então vamos continuar aqui o código na célula abaixo.

    Vou passar aqui ó es noting o noting nada mais é do que o vazio e vou passar aqui o t e aí o o que que eu vou fazer aqui para que você entenda.

    Ó eu vou utilizar aqui um end if para fechar essa estrutura if então eu quero te explicar por partes para que você saia desse vídeo sabendo tudo e já aplicar o seu projeto Não Adianta De.

    Nada eu te passar o código pronto e você não sabe adaptar a sua necessidade Então vamos entender aqui ó já te adianto que por enquanto o código não vai fazer nada então o que que vamos fazer.

    Aqui vamos primeiramente fazer um teste para tentar entender o que que o código vai fazer ó eu vou colocar um ponto interrupção bem aqui e aí quando eu fizer alguma coisa.

    Na célula aí vai disparar aqui esse código e aí a gente vai fazer juntos ó Observe ó eu vou mudar aqui para fevereiro e o código disparou ó eu vou colocar o cursor aqui sobre célula mê.

    Ele vai me mostrar ó repare ó tá me mostrando que célula mês é igual a fevereiro ó colocar o curou novamente sobre a minha variável ó célula mês igual a fevereiro.

    Aí a gente vai agora para o application o que que ele vai fazer aqui ó célula mês fevereiro target adrias ó vou clicar aqui sobre ele ó e mostra aqui ó.

    Target a ó target fevereiro adres e dois ou seja eu consegui fazer um cruzamento Aonde eu tô vendo que fevereiro está relacionado a esse endereço que foi capturado ele tá verificando o quê.

    Tá verificando se tá vazio e não tá vazio certo e aí vai fazer o qu não tá vazio e aí ele não faz nada só que agora o que que eu vou fazer eu vou colocar um note bem aqui na.

    Frente ó vou fazer uma negativa Ou seja eu vou inverter Ah o meu if eu vou dizer para ele que ele tá fazendo uma coisa só que eu quero que ele faça o inverso então aqui eu já.

    Tô dizendo para ele não estar vazio vamos fazer o seguinte ó eu vou colocar uma condição bem aqui ó msg box e vou colocar aqui a se inscreva em nosso.

    Canal pronto vou parar o código e antes da gente executar isso aqui deixa eu tirar aqui o not só para que você veja mais uma vez ó eu vou nessa célula eu vou mudar para Masso.

    Repare novamente executou a macro aqui ele já me mostra Masso aqui ele também mostra Masso só que é a variável aqui no target ó ele tá pegando o I2 ó repare ó Masso address I2 OK aí vamos ver o que.

    Acontece ó vou pressionar o F8 e observe que nada faz mesmo que eu tenha mudado o endereço dessa célula e mesmo que eu tinha passado célula mês igual I2 Ou seja eu consegui passar o cruzamento dos.

    Dois argumentos que coincidem ele ainda não tá fazendo nada mas para que ele possa fazer o que que a gente vai fazer aqui ó eu vou passar um note vamos novamente executar o.

    Código ó repare ó eu vou mudar aqui para abriu disparou a macro vou dar um F8 agora sim ele entra dentro dessa cláusula se essa condição for verdadeira você vai fazer isso aqui para mim e aí o.

    Que que ele vai fazer Vai me emitir essa mensagem ó se inscrev em nosso canal para não perder nenhum aula gratuita como essa se você já foi inscrito meu muito obrigado.

    Entendeu a lógica então o que que a gente vai fazer eu não vou precisar mais clicar nessa forma eu posso reescrever essa macro eu posso copiar todo o có dessa macro e colar aqui dentro ó colar.

    Aqui dentro como eu posso pegar todo o có dessa macro colar em um outro módulo perdão colar nesse mesmo módulo e depois chamar ela aqui tem várias possibilidades de fazer isso ó não me.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fkJffJ5vlh8

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem