SQL no Excel - Usar Excel como Banco de Dados

SQL no Excel - Usar Excel como Banco de Dados Olá Bem vindo a mais vídeo do Guido Excel Sou professor e consultor Marcos Ripper e nesse vídeo você vai aprender como fazer consulta SQL dentro do Excel Então nós vamos consultar uma tabela.

SQL no Excel - Usar Excel como Banco de Dados

Dentro do Excel usando o SQL dentro do VBA vai ficar bem legal uma solução Bem interessante o link para download tá aqui embaixo na descrição e te peço Então somente que dê seu like se.

Inscreva no canal nós temos aos vídeos como esse pelo menos o Terci todo sábado e também te convida a ser nosso aluno cursexual completo uma formação profissional em Excel que vai desexar o.

Básico até o VBA até a programação dentro do VBA são mais de 100 horas de curso 8 cursos acesso vitalício certificado para cada um dos cursos e toda vez se tiver um novo curso você.

Também recebe Tá bom então é isso vamos ao nosso vídeo então eu vou mostrar para você essa solução de a gente tem que ter uma consulta SQL dentro de tabelas no Excel.

Então acompanhe comigo primeira coisa você vai ter que ter a guia desenvolvedor habilitada Você vai clicar com o botão direito aqui ó em qualquer lugar na página inicial por exemplo.

Personalizar faixa de opções e vai marcar aqui guia desenvolvedor ela já vai aparecer assim para você ok Lembrando que essa planilha já gratuito para download pode baixar ela e.

Acompanhar comigo aqui então aqui nós já temos a nossa planilha temos também a guia desenvolvedor aberto nessa planilha compras e da onde a gente vai querer consultar esses dados É claro que eu fiz.

Um consulta aqui dados poucos né poucas colunas etc dá para melhorar lógico colocar mais colunas etc bem mais complexos poderia ter um milhão e tal não tem.

Problema Contra isso e Aqui nós temos o SQL onde a gente vai executar então SQL que eu vou escrever aqui uma cláusula S Kelly ele vai consultar e está a informação logo aqui abaixo.

Então clicar na guia desenvolvedor em Visual Basic vamos ver aqui o nosso código Então a primeira coisa que eu fiz aqui ó eu cliquei aqui só para você entender aqui dentro eu cliquei nessa.

Árvore de objetos aqui eu vim aqui na planilha compras e mudei o nome interno dela para compras tá mesma coisa eu fiz com SQL Basta vir aqui na propriedade name se não aparecer clica aqui e muda.

Veja Também:

    Aqui para o nome da planilha isso é bom

    Porque daí com código interno ele tava com planilha 2 planilha 1 então é mais fácil a gente trabalhar com o nome externo aqui dentro também porque o nome.

    Externo pode ser alterado lá mas não me interno não então por isso é bom dar um apelido aqui para você saber qual é o nome do objeto que você está trabalhando não ficar uma coisa muito genérica com.

    Planilha um depois daqui a pouco você não sabe mais o que tá fazendo então aqui a nossa consulta esse é o nosso consulta não tem muito código tá e eu vou explicar para você então primeira.

    Coisa que nós temos aqui nós temos um tratamento de erro tá ele vai começar aqui um erro Gold tratar eu se ele for para tratar erro ele vai para o sair por que isso o sair ele sempre vai ter que.

    Passar aqui porque ele vai ter que passar aqui e vai ter que fazer os vídeos sobre vai ter que fechar o cláusula o objeto fechar o recordeset né vai fazer ele o objeto vai apagar ele da.

    Memória e a mesma coisa com a conexão também vai apagar e vai fechar e apagar fecha e libera os recursos da memória então toda vez que ele passar ele precisa fazer isso não não que seja.

    Precisa vai dar problema não mas é uma boa prática você acabar com os objetos que você criou tá tem que voltando então continuando aqui nós já temos o nosso tratamento de erro.

    Ele sempre vai passar lá Independente se passou com erro ou não e que nós vamos fazer as variáveis variável de conexão variável do Record 7 que é onde a gente vai ter informação essa que é a conexão.

    Com os dados e Aqui nós temos esse string de conexão string SQL que vai ter a nossa consulta um Range que a gente vai usar em um contador vou mostrar isso depois ao.

    Longo do nosso código onde é que ele vai

    Ser usado mas a primeira coisa que precisa fazer eu vim aqui em ferramentas referências e marcar esse item aqui ó Microsoft Active x data 6.1 se você não.

    Tiver aparecendo lá como no comecinho que tá aparecendo que estão os marcados sempre no começo você vem mais para baixo você vai achar eles aqui tá bom é só vir aqui você vai achar eles e daí.

    Marca eles e pronto já vai aparecer aqui em cima para você tiver que se deitar ali primeiro ponto e agora continuando nós vamos fazer o seguinte primeira coisa que tá tudo.

    Comentado como você pode anotar tem um comentário acima que mostra exatamente o que tá sendo feito no caso a primeira coisa é limpar resultados Então vou apertar 11 e vou apertar aqui o áudio.

    Vou soltar aqui para a gente poder ver melhor é o que que ele tá fazendo aqui vou fechar essa parte não precisa mais ficar mais fácil que então assim vai resultados ele tá fazendo o seguinte.

    Essa Kelly Range tá pegando B9 até Z um milhão 48 576 aqui B9 até lá no final e vai apagar vai clica contentes ele apaga os dados que nós temos dentro da planilha não apaga a configuração.

    Formatação da célula mas é pago conteúdo tá então vai ser bem útil logo abaixo dele deixa eu mostrar aqui aqui nós temos a conexão eu deixei duas para você ver então consultar dados em.

    Outro arquivo que seria mais interessante mas o nosso exemplo eu tô mostrando dentro dessa mesma planilha mesmo passo trabalho aqui eu tô mostrando como você faz para pegar de.

    Uma outra pasta de trabalho para você fazer isso basta você vir aqui nesse Surf e aqui você muda o caminho cedo dois pontos caminho/ arquivo ponto XLS XLS qual for você muda o surf aqui tá.

    Basta de comentar aqui e colocar aqui nesse local trocando pelo caminho do teu arquivo Tá bom pode pegar em uma célula também sem problema nenhum a estrelinha de conexão é essa daqui provar ele é.

    Microsoft e aqui você vai colocar essa senha nunca muda tá sempre vai ser assim aqui como você pode notar ele tá diferente do que temos aqui em cima certo ele tá assim porque ele tá pegando.

    Aquele pegando esse nome todo do caminho do arquivo vou dar um control G interrogação e vou colar aqui então esse mediante tá parecendo aqui ó o caminho.

    Completo do arquivo inclusive com a pasta tá então você precisa colocar o caminho completo daqueles exatamente como tá aparecendo aqui voltar para cá fechar o mediante Então.

    Tá aqui a string de conexão Esse é o código que vai ser utilizado para conectar os dados tá por isso que vai estar ali no blog também pode copiar de lá tá e aqui você tem ó definir a.

    Consulta SQL então aqui na consulta nós vamos fazer o seguinte eu tinha colocado aqui auxiliar não preciso mais então nesses Strings que L onde a gente vai fazer a.

    Consulta a string SQL tá pegando sql.br esse texto é o que eu tô digitando lá na planilha é esse campo aqui ó tsql olha ali em cima tsql tá então um intervalo nomeado que essa célula aqui o.

    Que eu escrever aqui vai vir aqui para nossa planilha tá ele vai substituir e vai botar aqui mas porque tem essa tabela esse monte de outras coisas aqui porque aqui eu fiz um replace onde eu tô.

    Procurando dentro desse texto que é o texto que eu vou colocar lá um nome tabela porque eu pensei como é que eu vou colocar o nome ali né então botar Será que tem asterisco from tabela.

    Qualquer coisa na tabela quem vai substituir o valor o nome tabela por o caminho todo Doki esse caminho que nós temos aqui ó essa parte importante onde nós temos o nome da planilha compras.

    Onde eu tô passando também aqui um cifrão eu tô passando para ele também o endereço daquele intervalo que nós temos lá ó compras Liste o Object.

    Compras o que que ele está fazendo nós temos uma tabela chamada de compras que essa daqui tá se eu vim aqui design tabela de compras então eu preciso pegar esse intervalo aqui que é onde nós vamos.

    Usar como base de consulta então para ele pegar esse intervalo eu usei isso aqui ó pegando esse intervalo esse endereço Ctrl G Vou colocar aqui para você ver tanto ali ó B5 até 3005 quando.

    A gente vê aqui ó tá B5 B5 primeiro cabeçalho até 365 né aquelas colônias temos de 365 exatamente que a gente tem aqui ó B5 e 365 tá então tá pegando aquele intervalo.

    Tá juntando tudo aqui eu vou mostrar para vocês quando tiver depurando aí como é que fica essa situação aqui qual é o texto que ele demonstra aquele que ele vai retornar aqui e isso é um ponto.

    Chave um ponto importante para você aprender a fazer não dá para mandar direto a tabela você tem que colocar o intervalo ou você Manda direto a planilha tá só que se pegar direto a.

    Planilha é bom que você coloca na primeira célula lá no topo para ele não pegar se perder tornando dados vazios tá bom então continuando aqui então é bom.

    Sempre pegar de uma tabela Como eu disse ali tá então pega de uma tabela tá transforma o teu intervalo numa tabela para poder consultar Aqui nós temos então o.

    Que ele vai retornar então desworkbook SQL Range B10 eu tô simplesmente mas para organização mesmo eu tô dizendo para ele que esse endereço aqui ó Range B10 tá tô dizendo aqui ó na B10 na.

    Célula B10 eu tô dando tô botando Ele nessa variável Range estou citando ela e aqui nesse momento ele tá abrindo a conexão então esse leão só para lembrar né só para terminar ali definir um.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IFtasAVvuBk

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem