Aprenda Validação de Dados com 3 Exemplos Práticos e Úteis com Excel

Aprenda Validação de Dados com 3 Exemplos Práticos e Úteis com Excel Olá pessoal tudo bem com você hoje nós vamos falar sobre validação de dados a gente vai aprender como fazer em três exemplos úteis e práticos que você pode aplicar nas suas planilhas e assim.

Aprenda Validação de Dados com 3 Exemplos Práticos e Úteis com Excel

Entender melhor o uso de habilidade do recurso vamos lá planejar a tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí são.

Quatro planilhas a primeira planilha que a gente vai abordar pessoal a planilha 1 ok a gente vai mostrar Aonde que tá o recurso e como funciona e depois a gente vai ter três exemplos práticos para você.

Entender como que você pode aplicar o recurso de modo produtivo aí no teu dia a dia e como que pode utilizar de algumas formas que talvez você não conheça Até quem é usuário um pouco.

Avançado o intermediário talvez não conhece usabilidades que a gente vai mostrar aqui tá bom então vamos lá como que a gente faz a validação de dados Vou colocar aqui ó unidade.

E aqui do lado eu quero clicar em uma caixinha e escolher a unidade então eu posso fazer uma validação de dados Como que eu faço guia Página inicial não guia dados eu vou clicar nela na guia dados.

Nós temos aqui as ferramentas de dados e aqui existe o recurso validação de dados vamos clicar nele ao clicar ele vai abrir essa caixinha e nessa caixinha ele permite ó qualquer valor número decimal.

Número inteiro lista data hora comprimento do texto personalizado nessa primeira situação a gente vai utilizar lista Qual que é a lista vou vir aqui vou escrever ó Norte ponto e vírgula som.

Ponto e vírgula Leste ponto e vírgula Oeste ponto vírgula centro e vou dar Ok quando eu venho agora aqui na caixinha eu tenho isso é uma validação de dados.

O que que é útil da validação porque a gente fala do recurso para que que serve para pessoa não vir aqui e ficar digitando para você ter um pouco mais de produtividade evitar erros por exemplo a.

Pessoa vem aqui dita que que é isso deu uma restrição nos dados para evitar esse tipo de problema permitir somente o que está sendo aqui dentro da listagem bacana né é assim que.

Funciona tudo bem nós vamos ter agora três exemplos para entender um pouco melhor Como que você pode aplicar isso nas suas planilhas mas antes deixa eu me apresentar Eu sou professor Michel.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Responsável pelo curso de excel online

    Você quer aprender que está comigo é bem simples o link está na descrição e no primeiro comentário fixado www.curgexline.com no nosso curso.

    Aprendi isso e muito mais além de contar com meu apoio para te ajudar aprender Excel é a primeira vez que é um canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as.

    Notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel e para você que está acompanhando esse vídeo Faz o seguinte sabe os links que eu falei seja no primeiro comentário ou na.

    Descrição do vídeo quando você clicar e visitar o site tem o chat de atendimento e tem o Zap aonde você acionar Faz a pergunta Tem cupom hoje pergunta para nossa equipe quem sabe tem um cupom.

    Sendo a oportunidade que você tanto deseja em aprender Excel isso mesmo clica lá e conversa com a nossa equipe agora Vamos retomar no próximo exemplo vamos lá planilha 2 olha só aqui é uma.

    Situação bem interessante ó permitir valores em maiúsculo então aqui ó eu só quero ó se eu escrever aqui ó Michel a minúscula Nossa não foi porque não foi porque eu.

    Já criei a restrição Tá bom mas antes de entender a restrição vamos explicar aqui para você uma fórmula que ela permite fazer esse tipo de análise Ok vamos imaginar vou escrever aqui ó Carlos e.

    Aqui do lado escrevi Carlos isso é igual Se eu colocar isso igual a isso ele vai dar verdadeiro mas está exatamente a mesma coisa não Então vou usar a função exato esse valor.

    É exatamente igual a esse é idêntico não mas se eu escrever agora Carlos tudo em maiúsculo.

    Agora é verdadeiro isso mesmo para - Curso de Excel Online

    Permitir né que os caracteres aqui sejam maiúsculos a gente faz uma validação de dados com a função exato então aqui ó quando foi criada esse exemplo deixa eu.

    Pegar aqui ó a gente vai utilizar a opção personalizado e vai verificar se o texto está em maiúscula então eu tenho que utilizar a função maiúscula Professor sim.

    É uma possibilidade que você faz tá mas ou você verifica se esse valor é exato aquele valor mas como contra a prova eu preciso ter o valor em maiúsculo para comparar o que foi digitado Tá bom vamos.

    Lá vou cancelar aqui ó vamos fazer aqui embaixo tá então vamos lá validação de dados eu vou utilizar o personalizado e vou colocar igual exato.

    Aí muscular é a função então quer dizer o conteúdo que estiver aqui tem que ser convertido em maiúsculo e comparado com este conteúdo que foi digitado tá Vou colocar aqui ó.

    Vamos colocar aqui ó Carlos opa não corresponde não dá não dá tava cancelar Vou colocar aqui ó tudo em maiúscula Vamos colocar Carlos de novo.

    Opa agora foi professor foi Viu como funciona É assim então eu uso uma fórmula para fazer o quê permitir que naquela célula só entre conteúdo em maiúsculo tudo bem Vamos agora para o.

    Próximo exemplo neste próximo exemplo a gente quer evitar valores duplicados tá então essa esse exemplo aqui bem bacana aqui ó eu vou apagar Tá bom mas olha só o Alex.

    Ficou responsável pela análise ele vai fazer o teste Não não é permitido Por que que não é permitido professor por causa que a gente fez aqui uma validação nesse intervalo que é uma.

    Validação Bem simples vamos ver que a validação de dados e aqui tá a fórmula eu vou fazer uma contagem para verificar se aquele valor que foi digitado quantas vezes saiu aqui se ele saiu uma perfeito.

    Diferente de um ele não aceita tá então o que que eu vou fazer vou apagar aqui vamos que a validação de dados eu vou ensinar você já ó a limpar tudo e a gente vai fazer a mesma validação Então.

    Vamos lá validação de dados personalizado e vou colocar aqui ó conta neste intervalo vou travar ele com a tecla F4 colocando cifrãozinho verifique este valor este valor eu vou.

    Travar uma duas três vezes travando a coluna e deixando a linha solta então quando ele contar aqui ó quantas vezes saiu por exemplo o primeiro nome se ele for igual a um Beleza se a pessoa.

    Tentar digitar uma segunda vez o que que vai acontecer ele vai contar Opa tem dois dois é igual a um não ele não aceita vamos dar um ok então vamos lá Alex Maria Maria não aceitou.

    Então vou lá ó agora não cancelar aqui vamos colocar aqui de novo Josué Pedro Alex não aceitou aí tem que ir lá ó repetir apago insiro né um novo nome.

    O que é interessante dessa validação de dados que foi criado selecionei ela fui lá de novo ele tem aqui ó alerta de erro Tá eu vou colocar aqui ó importante apenas uma única pessoa.

    É responsável pela tarefa não podendo ser encarregada de duas ou mais tarefas.

    Professor colocou uma mensagem vou pagar vou pagar Maria vou digitar o Alex Olha só importante apareceu aqui ó toda descrição explicando porque que não pode entendestes Então você um outro recurso.

    Da validação que você pode aplicar e pode aí ó fazer com esse Charme na planilha deixando um pouquinho mais explicado tá vamos aqui cancelar vou colocar de novo a Maria veja que.

    Permitiu Vamos para o exemplo 4 esse exemplo 4 é algo que eu acho também muito bacana tá eu vou pegar aqui essa tabela vou formatar não vou colocar aqui ó linha de grade deixar ela um pouquinho.

    A bonitinha Imagine que você quer colocar aqui ó um de 2023 aí você quer colocar tarefa aí você quer fazer a validação tudo bem vamos lá dados.

    Validação de dados igual você aprendeu hoje né Vamos pegar aqui ó deixa eu limpar tudo que aqui tá aplicada a coisa que não devia vou pegar a lista e vou pegar ó.

    Aqui ó os itens tudo bem E vou colocar aí a pessoa vem aqui ela escolhe Mas vamos fazer a suposição que ela colocou aqui ó cronograma tem cronograma aqui não como que eu.

    Posso deixar isso de modo automático fazer uma alimentação automática na validação assim ó eu vou apagar que o cronograma de novo tá vamos estar excluir aqui ó pronto ó eu vou.

    Selecionar e vou formatar como tabela nesse primeiro exemplo para ficar bem claro para você e a tabela tem cabeçalho tem e eu vou descrever isso aqui com o nome de tarefa.

    Tá bom já vou aproveitar vou fazer do responsável também vou formatar como tabela colocar numa outra cor eu vou dar um nome aqui ó responsável tá bom.

    Que que acontece a minha validação de dados agora vai analisar este intervalo tá bom Como que eu posso fazer isso eu tenho dados aqui ó validação de dados eu vou limpar tudo aí eu venho aqui na.

    Opção lista se eu selecionar aqui ó assim ó ele vai entender o conjunto de células tá bom aí você fala Poxa eu vou colocar cronograma agora aqui ó.

    Será que vai ter cronograma aqui vai professor no meu tem no meu não tem já vou te explicar o porquê o que que acontece pessoal versões antigas do Excel ele não vai entender esse recurso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ndbS52J2AqY

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem