Como Criar Gráfico de Pareto no Excel

Como Criar Gráfico de Pareto no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos falar de diagrama de Pareto isso mesmo você sabe o que é isso não sabe bom Assista esse vídeo que você vai.

Como Criar Gráfico de Pareto no Excel

Aprender uma dica simples fácil e rápida de como fazer esse tipo de gráfico no Excel vamos lá planilha na tela.

Bom pessoal hoje a gente vai falar de diagrama de Pareto né a regra do 8020 muita gente fala Poxa o que que é esse 8020 que que é esse Pareto o Pareto tá pessoal basicamente Ele desenvolveu ali.

Uma técnica né um princípio tá que ajuda bastante na questão de gestão e qualidade então às vezes por exemplo você tem uma empresa e nessa empresa você tem ali diversos problemas como por.

Exemplo reclamações aqui a gente vai ter uma situação bem interessante que é até uma situação parecida com que eu já vivenciei há anos e anos anos atrás em algumas escolas que o pessoal faz aquele.

Questionário o pessoal vai respondendo lá dando nota falando o que que tem de problema na escola né com base nisso a gente consegue montar um diagrama de Pareto para analisar o que.

Que eu devo resolver de problema primeiro tá o que que o Pareto diz né para ficar bem mais fácil acho que deve tá aparecendo aí na tela para vocês né 20% das causas são responsáveis por.

80% dos efeitos que bonito isso né como que a gente entende isso você vai entender no gráfico que a gente vai fazer já já tá vamos pegar esse exemplo aqui que é um exemplo que eu já.

Vivenciei e é algo bem interessante para você entender com esse passo a passo tá então aqui é uma escola ela tem aqui ó problemas né ó na com recepção Professor material didático sala de aula água.

Banheiro atendimento Eu solicitei O que é mais comum tá poderia colocar outros outros itens aqui e aqui nós temos a frequência desses itens Ok olhando aqui você já sabe que água é uma reclamação.

Nessa escola e o professor também ih meu Deus do céu que que tem aí né Vamos lá eu vou selecionar essa tabela porque o primeiro passo é você selecionar esses dados você vai classificar eles então.

Você poderia colocar um filtro ou vem aqui ó classificar de AZ não classificação personalizada basta analisar a a coluna de quantidade você vai colocar do maior.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Para o menor tá ficando ela classificar

    Então você primeiro passo é classificar os dados dessa tabela aqui só de olhar você já sabe Opa eu tenho que resolver esse problema da água tem que resolver.

    Esse problema do professor e tem que resolver esse problema do ban só aqui pessoal dá 18 com5 23 23 reclamações 23 ó para três.

    Probleminha se eu somar esse daqui ó dá 10 Olha só então tem isso aqui ó o mais importante é resolver isso daqui o problema da água e eu vou até falar para vocês normalmente essa água pessoal Tem.

    Gente que reclama do cloro que às vezes tem do filtro água tá quente então o pessoal Às vezes tem que reclamar de alguma coisa tem que falar ó tá com problema em alguma coisa O qu na.

    Água tá a água é um dos itens ali que normalmente o pessoal reclama tá bom ah tá faltando água não tem água mais nessa escola né É assim que o pessoal fala tá então isso daqui é um item Muito.

    Importante se você resolver o problema disso você resolveu basicamente esses quatro aqui ó tá porque vai resolver bastante essa situação e às vezes um problema daqui tá relacionado com outro.

    Viu vamos lá como que eu faço o gráfico disso gente eu seleciono a tabela a partir do Excel se eu não me engano 20166 vocês têm já o gráfico aqui ó Cadê.

    Ele aqui ó bonitinho ó lá ó histograma Esse é um histograma e aqui um histograma que é o gráfico de Pareto tá vou clicar nele ele vai gerar o gráfico aí pra gente tá bom ó vamos aqui.

    Ó dar uma esticada tirar um pouquinho do tamanho e a gente vai explicar um pouquinho melhor os detalhes desse 8020 para você entender de uma vez por todas nesse.

    Exemplo Como que você pode aplicar mas - Curso de Excel Online

    Veja que basicamente o Excel Já possui o gráfico você não precisa ficar fazendo continha daqui continha de lá você precisa entender como que funciona esses.

    Princípios básicos para facilitar o teu dia a dia então a partir do Excel 2016 já tem esse gráfico de histograma tá que que ele já faz o o diagrama de Pareto do 8020 tá bom.

    Como que eu interpreto esse gráfico eu vou falar já já porque antes deixa eu me apresentar você eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online quer aprender Excel comigo link.

    Na descrição do primeiro comentário fixado www.cursos.com nosso curso aprende isso e muito mais além de contar com o meu apoio para te ajudar aprender Excel é a.

    Primeira vez est no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel se tiver visitando o site Agora.

    Converse com a nossa equipe no chat de atendimento e pergunta Tem cupom hoje quem sabe tem um cupom uma oferta exclusiva para você aprender Excel para ontem com a gente agora Vamos retomar.

    Bom o que que a gente entende olha lá o conceito tá aqui ó 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos o que que eu tenho que olhar vou olhar aqui ó tá tá vendo essa linha curva aqui ó essa.

    Linha curva pessoal é muito importante por quê Porque eu vou vir aqui ó 80% onde que tá ó tá mais ou menos aqui ó e aí eu tenho aqui ó os quatro itens que eu devo.

    Focar Esses são os quatro itens primeiros que eu devo focar a partir daqui ó da recepção banheiro professor e áo Então a partir daqui eu já vou melhorar provavelmente a nossa qualidade.

    Dentro da escola eu vou diminuir as reclamações e Isso pode impactar aqui nas nos outros itens por exemplo com água talvez vai ter reclamação no atendimento material didático não.

    Material didático não tem nada a ver com a água a sala de aula não sei se na sala de aula tem água né como é que a sala de água tem na sala de aula e também tá um problema não é a gente consegue depois.

    Resolver então às vezes um problema que você você tem aqui pode resolver o outro que esteja lá na outra ponta Tá bom o que que te ajuda então a regra tá dizendo se você focar nesses quatro.

    Primeiros itens você já vai resolver aí ó 80% do problema que você tem tá então quando você Olha esses 80% aqui da linha é para indicar a partir de quando que você vai.

    Olhar você vai olhar daqui da recepção paraa frente você não vai olhar da recepção para trás tá bom olhando para a frente O que que você vai determinar vamos lá.

    Você agora como gestor você vai ver aqui ó a questão dos gastos né ah compensa por exemplo o que que é mais barato que resolver o problema da água do professor do banheiro ou da recepção você vai ver.

    Agora a o quanto que você vai gastar para resolver cada um desses itens talvez a água é uma coisa básica né poxa se eu investir tanto eu resolvo esse problema da água professor tô com.

    Reclamação com o professor puxa vida hein professor por que será aí você vai estudar vai identificar será que é questão de salário Será que o professor tá vindo mal humorado Será que algum.

    Problema didático o que que é né Aí você vai investigar banheiro será que é a limpeza do banheiro Será que eu se eu mudar o horário e fazer uma às vezes um ajuste né vou até dar um exemplo você.

    Numa das escolas eh que eu atuei a questão da limpeza do banheiro antes de uma turma Inicial que era a turma que tava reclamando resolveu o problema isso mesmo por causa que aquela turma entrava.

    E depois já já tinha passar duas três turmas e as outras turmas não tinham tanta reclamação quantra o banheiro mas aquela turma específico tinha então o que acontecia eles entravam né quando el.

    Estava entrando a gente já dava assim dava uns 10 minutos antes dessa turma começar já limpava o banheiro e resolveu o problema diminuiu esse índice de reclamação de Banheiro tá uma coisa só.

    Mudar o horário recepção aqui Um dos problemas de recepção Às vezes o pessoal fala nossa eu fui mal atendido Nossa o pessoal demora você vai investigar você vai verificar o que tá acontecendo às.

    Vezes é numa questão do horário pô naquele horário do meio-dia realmente tá tendo reclamação porque só tem uma pessoa e tem muita gente como quer dizer eu tenho que acertar o horário São.

    Ajustes Então veja que a ferramenta ela te entrega muitos dos problemas você vai precisar às vezes investigar cada um dos problemas para você resolver isso tudo bem aí aqui né.

    Pessoal tem muita gente que a gente trabalha aí com a questão do percentual né acumulado então isso daqui ó se eu pegar agora a soma aqui ó vou travar ela vamos passar para cá vamos passar.

    Aqui ó ó lá você tem aqui ó o percentual né ó de cada item relativo ao que tá acontecendo olha Olha só bacana né o que acontece Às vezes quando.

    Você tá fazendo esse cálculo do percentual né ó deixa eu pegar esse daqui ó temu percentual acumulado esse mais esse deixa eu colocar aqui do lado vai.

    Te ajudar a entender agora o que que é esse percentual acumulado né o professor fez a conta errada esse daqui mais esse tá aí vou clicar pronto lembra do 8020 você fazendo.

    Percentual acumulado você vai identificar que o teu problema ó se você tá trabalhando com 8020 era esses quatro itens aqui ó 82 aqui ó se você tá trabalhando com por.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8HEtkH6-SPY

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem