Estudo de Caso - Como analisar unidades de negócio com a matriz GE McKinsey

Estudo de Caso - Como analisar unidades de negócio com a matriz GE McKinsey Olá eu sou Rafael Ávila um dos criadores aqui do Luis Prime e nesse vídeo eu vou te mostrar como fazer a análise de unidades de negócio Essa é uma das Ferramentas importantes se você tá.

Estudo de Caso - Como analisar unidades de negócio com a matriz GE McKinsey

Fazendo o seu planejamento estratégico para o próximo ano agora ou em algum momento de replanejamento para fazer essa análise de unidade de negócio eu vou utilizar a planilha de Matriz já é.

Makins c4.0 disponível na assinatura do Luiz Prime essa é uma matriz que tem esse nome na energia época por conta da empresa né Americanas e que gerou uma possibilidade né Para.

Que qualquer negócio independentemente de qual área setor que você seja fazer essa análise de unidade de negócio só como exemplo eu vou utilizar uma grande Varejista aqui para direcionar essa.

Nossa análise de unidade de negócio né então vamos lá sempre que você tiver pensando unidade de negócio como um todo você vai pensar nas unidades de negócio que a sua.

Empresa tem no caso de uma grande Varejista eu separei por possibilidades diferentes então tem a área de livros e-books tem unidade de negócio de eletrodomésticos de telefones e.

Celulares de informática Diário de ventilação TV e vídeos móveis e utilidades domésticos e por aí vai se você tivesse pensando em uma consultoria você poderia ter as áreas dessa.

Consultoria né então planejamento estratégico a parte de estratégia a parte financeira é parte de compliance parte de enfim você vai ter uma série de possibilidades diferentes se fosse um.

Escritório de advocacia mesma coisa se for uma indústria mesma coisa então independentemente do negócio que você tem analisar as suas unidades vai te ajudar a ter um direcionamento de quais.

Que não estão tão bem e quais que precisam enfim melhorar receber algum apoio por aí vai isso vai gerar para você nessa Matriz é uma matriz com nove quadrantes.

E por isso que eu acho legal porque cada flagrante tem um direcionamento que você pode ter vamos dar uma olhada aqui nesses padrões você não te deu entrar no nosso exemplo específico né a gente vai.

Ter um eixo que é o da atratividade da indústria que pode ser baixa média ou alta e a gente vai ter um outro eixo da força da unidade daquele negócio que pode ser baixa mediato então para cada.

Veja Também:

    Unidade de negócio só lembrando né Vamos - Luz Prime

    Pensar em livros e ebooks eu poderia falar qual é a atratividade da indústria né como é que a indústria né o setor de livros ebooks está ele ele tem uma.

    Atratividade baixa média ou alta e depois disso eu vou fazer uma análise mais interna como é que a minha unidade de negócio como é que a minha área de livros ela está ela está mal ela tá mais.

    Ou menos ela tá bem então qual é a força dessa unidade de negócio baixa médio alto e obviamente se você definir Que Um item é baixo e o outro é alto você vai estar em um dos quadrantes é esses.

    Quadrante geram 5 direcionamentos principais para você você vai perceber que a gente tem quadrantes repetidos né tanto aqui quando a gente tem atratividade alta e a força em média.

    Tanto quando a gente tem a atratividade média e a força alta e aí você vai ter o mesmo aqui para essa parte do investimento seletivo cauteloso e da expansão limitada ou seja essa Matriz já.

    É na 15 vai te direcionar a entender Onde você coloca nas grana né onde você pode fazer um investimento mais seguro onde você pode ter mais certeza de que você vai ter retornos melhores Então.

    Vamos ver como é que funcionaria na prática né eu separei aqui em notas de um até nove então para cada nota que eu dou eu vou estar mini quadrante né então notas de 1 a 3 é a nota baixa de 4 a 6 é.

    A média de 7 A 9 é alta e aí isso vai te ajudar também analisar como é que estão essas unidades de negócio então se a gente está olhando aqui força competitiva de livros e-books a minha.

    Força competida é pequena porque eu tenho concorrentes como a Amazon como as Americanas como outras empresas que estão entrando no mercado e a atratividade no mercado é alta que cada.

    Vez mais a gente vê que por exemplo

    Áreas de e-books tem tido Receitas crescentes por conta da facilidade né cada vez mais a gente tem leitores de books como Kindle e outras.

    Possibilidades para ser utilizadas em iPad enfim cada vez mais tudo está sendo digitalizado então a atratividade está boa se a gente fosse pensar em eletrodomésticos eu poderia crer que na.

    Minha empresa né Eu sou muito bom porque eu tenho excelente fornecedores eu tenho poder de compra bom com esse fornecedores o que me propicia preços mais competitivos então minha força é.

    Competitiva mas a minha atratividade no mercado talvez não esteja tão boa assim por conta sei lá de seu mercado que talvez esteja em queda e aí você vai fazendo essas avaliações para cada uma.

    Das unidades e para cada uma delas você vai ter um quadrante específico listado né então nossos livros e-books é um investimento seletivo e cauteloso por conta da nossa força competitiva Os.

    Eletrodomésticos também por conta da do mercado não tá tão pujante não tá tão bom mas você também vai ter por exemplo TV e vídeos né a gente pensando em novas TVs que estão surgindo a gente também.

    Ter fornecedores bons em quadrantes Como investimento prioritário ou mesmo zonas de perigo né que é onde você colhe tudo que você puder coletar de valor daquele daquela unidade de negócio ou você diz.

    Investe simplesmente desisto daquela unidade de negócio porque ela não tá te proporcionando uma boa oportunidade né como como Matriz de negócio como um todo uma vez que você faça isso você vai ter.

    Dentro dos quadrantes possíveis x unidades de negócio para cada um deles isso vai te ajudar a direcionar suas ações suas estratégias E por aí vai quando a gente faz a seleção aqui se.

    Observa que automaticamente tem uma pontuação variando de acordo com o que a gente selecionar e isso dá um direcionamento para gente lembra e aí para fechar essa avaliação das unidades.

    De negócio né da Matriz de hermaking que eu gosto de pensar sempre nos planos de ação que se a gente está pensando numa estratégia por assim dizer a gente precisa ter o direcionamento do que que.

    Aquele input que no nosso caso é a matriz já é dá para gente então aqui a classificação tá em branco porque eu não selecionei minhas unidades de negócio mas para cada plano de ação eu poderia.

    Criar para cada umidade de negócio específico poderia criar um ou mais planos de ação para direcionar o que a gente está fazendo tá então só para mostrar para vocês aqui.

    E eu vou terminar de Jajá Beleza a gente tem exatamente por exemplo para livros e-books talvez a gente tivesse um pouquinho mais força competitiva se a gente conseguir se registrar algumas.

    Marcas de e-books no INPI alguma coisa assim se a gente conseguisse alguma coisa mais como eu posso falar específica um pouco mais só do nosso negócio mesmo sabe isso geraria para.

    Você um pouco mais de direcionamento melhor então esse investimento seletivo cauteloso poderia ser bom se fosse nesse sentido quando a gente pensa em informática né a gente pode pensar.

    Inovações com possibilidade de implementação dentro da nossa rede é E por aí vai você vai selecionar os plano de ação direcionar eles para cada unidade de negócio e com isso você vai.

    Ter um direcionamento Então nesse estudo de caso o que eu gostaria que você saísse daqui Talvez um pouco mais de substância É justamente no entendimento de que cada unidade de negócio que você.

    Tem ela tá num desses quadrantes da Matriz já é macke e alguns quadrantes tão direcionando você a desinvestir a sair a largar que normalmente são os itens que estão dentro né da Zona de.

    Perigo né que é colher o desinvestir ou na expansão limitada a partir do investimento seletivo cauteloso você já começa a ter um direcionamento legal então são ações são unidades de negócios.

    Que merecem um pouco mais de investimento um pouco mais de atenção e isso tudo obviamente dentro da sua estratégia precisa tá de alguma forma delineada né então quando você tá.

    Pensando no seu planejamento nas suas metas nos seus indicadores nos seus objetivos você precisa pensar quais são as unidades de negócio que precisam de mais investimento e quais são as que.

    Precisam ser deixadas de lado com isso você vai ter obviamente um caminho muito legal para de fato é enfim tem muito Resultado positivo com as estratégias de negócio da sua empresa tá bom Um.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal.Clique aqui e Veja Mais: https://www.youtube.com/watch?v=rfIdKmeRnlk

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem